Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gazeta



Domingo, 16.02.14

As teorias e os filmes

Hoje vou recuperar uma das primeiras reflexões que fiz acerca do jornalismo, decorria o ano de 2006 e após o visionamento de um conjunto de filmes acerca da atividade jornalistica. Vamos então à primeira reflexão!

 

O mundo, é realmente um sítio complicado, e as teorias que o descrevem ou explicam é natural que sejam complicadas”

Fred Inglis

 

            Os media são importantíssimos para a sociedade, dado que contribuem para a opinião pública, fornecendo concomitantemente as notícias que consideram ser do interesse público. A sua função base é informar, de forma a conduzir o publico a ter uma posição crítica. Só assim poderão existir mudanças na sociedade em rumo ao progresso.

            Contudo, muitos teóricos consideram que os media apresentam um grande poder sobre o público que supera a função informativa, por isso elaboraram um conjunto de teorias, ora opostas, ora complementares, que tentavam explicar o seu domínio, nem sempre tão favorável e heróico como julgamos.  Porque  apesar do relativo consenso que parece existir quanto à amplitude da influência dos meios de comunicação de massas nas populações, a diversa investigação existente está longe de convergir quanto ao grau e às implicações de tal influência. Deste modo compreende-se porquesempre que alguém se questiona sobre o efeito provocado por qualquer forma de medium, desde o teatro, aos livros, à imprensa, ao cinema, ao rádio à televisão ou à internet, a pergunta incide, inevitavelmente, sobre aqueles que sofrem tal efeito, ou seja sobre a audiência.  

            Acrescento ainda que nos filmes que tivemos a oportunidade de visionar (já para acabar com determinados estereótipos), os media nem sempre são tão fieis ao seu público, pondo (em alguns casos) em primeiro lugar outros aspectos, entre os quais, o lucro. Não obstante, tais considerações só poderão surgir se tivermos em conta o que as diferentes teorias explanam. 

            Posto isto, proponho uma pequena reflexão crítica sobre as teorias dadas nas aulas de teorias de comunicação social ao longo deste semestre, em consonância com grande parte dos filmes visionados no ciclo de cinema 2006.

 

Tenho pena de já não apresentar a lista dos filmes. Mas foi sem dúvida um ciclo marcante

Autoria e outros dados (tags, etc)

por gazeta às 12:30



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728



Arquivo

2014